qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Afonso Hamm debate soluções para o endividamento agrícola com presidente do Banco Central

 

_Hamm sugere medida emergencial com a suspensão da negativação de produtores por 90 dias_

Uma comitiva liderada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) e composta por representantes das principais entidades do agronegócio foi recebida na terça-feira (24) pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. No encontro, tanto o deputado quanto os representantes da CNA, Farsul e Fetag-RS apresentaram dados que ilustram a crise de endividamento dos produtores rurais, agravada por eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O grupo defende a urgência de uma solução para o alongamento das dívidas.

Com um estudo detalhado em mãos, o deputado Afonso Hamm, relator do PL 5122/2023, articulou a defesa de uma solução definitiva que prevê a securitização das dívidas com garantia do Tesouro Nacional. “Apresentamos uma proposta construída com consciência e responsabilidade, pois entendemos que a saúde do setor e do produtor rural é vital para a economia do país”, afirmou o deputado.

Como medida emergencial, o parlamentar solicitou a suspensão da negativação de produtores por 90 dias, justificando a urgência com um argumento prático: “De nada adianta anunciar o plano safra se o produtor não conseguir obter o crédito novo”, observou Hamm.

A proposta e os dados apresentados foram recebidos com especial atenção pelo presidente do Banco Central que demonstrou sensibilidade à urgência do tema e se colocou à disposição como um aliado ao processo. Galípolo reconheceu a relevância da iniciativa e orientou que, por sua natureza fiscal, o caminho para sua formalização envolve a articulação com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, validando a estratégia defendida pelo deputado.

A força da comitiva liderada pelo parlamentar foi evidenciada pela presença de importantes lideranças do setor, que reforçaram a unidade do agronegócio em torno da proposta. Participaram do encontro José Angelo Mazzillo Júnior (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA), Antonio da Luz (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – Farsul), Karliton Peres (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS) e do consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Leonardo Tavares.

O deputado Afonso Hamm avaliou a reunião como positiva. “Saímos daqui com um direcionamento claro e com o apoio de uma instituição importante como o Banco Central. Agora, vamos intensificar o diálogo com a equipe econômica para viabilizar essa solução que é essencial para o Brasil”, concluiu Hamm.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já